Defesa da gestão democrática feita pela comunidade de Esteio é referência no RS

Nesta sexta-feira, 18, aconteceu a reunião agendada pela deputada estadual Sofia Cavedon, do PT, com o Conselho Estadual de Educação para encaminhar as definições da Audiência Pública que tratou do tema da municipalização de escolas estaduais de Esteio. Movimento que defende a gestão democrática nas escolas, que parte das ações de Esteio, é referência para ser adotado em todo o Rio Grande do Sul.

A reunião aconteceu nas instalações do Conselho Estadual em Porto Alegre, e contou com a participação de diretores, pais e estudantes das escolas estaduais. A ação atende o pedido do vereador Leo Dahmer, que sugeriu que o Conselho Estadual de Educação receba os encaminhamentos da Audiência Pública que reuniu mais de 500 pessoas e um abaixo assinado com mais de seis mil assinaturas de pessoas se posicionando contrárias ao processo de municipalização de escolas estaduais. A falta de transparência e a forma como se efetivaram os processos de municipalização de outras escolas municipais preocupam as comunidades escolares, que temem serem novamente surpreendidas por decisões tomadas entre o gabinete do prefeito de Esteio e do Governo do Estado.

A presidente do Conselho Estadual de Educação, Fátima Ehlert, recebeu os representantes das escolas estaduais, que apresentaram os encaminhamentos da Audiência Pública. Os diretores e a comunidade manifestaram na reunião suas angústias diante das tratativas políticas que acontecem no âmbito do gabinete do prefeito diretamente com o Governo do Estado, sem qualquer transparência com a comunidade.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *