Currículo

É uma das lideranças políticas mais proeminentes da Região. Coordenou a campanha do Lula em 2022, a do Haddad em 2018 e as frentes de resistência da luta dos trabalhadores e trabalhadoras da região. Leo Dahmer é professor de sociologia e ciência política formado na UFRGS, que ao longo de seus mandatos foi um defensor da democracia e da participação popular. Nasceu em Esteio, assim como seu pai Rubens Victor Dahmer e seu filho Bruno.

Ciente das questões que mais afetam a vida das pessoas, Leo Dahmer desenvolveu um amplo trabalho para melhorar as condições de acesso à saúde em várias frentes, desde a captação de recursos para melhorar as condições do Hospital São Camilo até a atuação pelo reconhecimento de doenças de difícil diagnóstico, tal como a fibromialgia, em que contribuiu para que ocorressem palestras e orientações em todas as unidades de saúde da cidade, qualificando o atendimento aos cidadãos esteienses. É um defensor do Sistema Único de Saúde e do Hospital São Camilo público.

Na condição de professor, o tema da educação sempre teve uma atenção especial em todas as suas atividades de trabalho. Captou recursos para a realização de cursos em turno inverso para estudantes do nível fundamental e médio das escolas públicas, em parceria com IFSUL. É o principal articulador para a criação do ensino técnico na Escola Bernardo, com a criação do curso técnico de logística. É um dos principais articuladores do movimento que evitou a municipalização forçada de escolas estaduais, promovendo atividades de mobilização que permitiram dar voz às escolas que haviam sido ignoradas nas relações estabelecidas somente entre o gabinete do prefeito e a Secretaria Estadual de Educação, contrariando os interesses das comunidades escolares. É Presidente da Comissão Parlamentar da Cultura, atendendo os encaminhamentos da 5ª Conferência Municipal da Cultural. A Comissão Parlamentar de Cultura atua para que os segmentos culturais tenham acesso às leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, além de lutar pela ampliação dos recursos destinados à Cultura no orçamento de Esteio. É autor das leis que reconhecem como patrimônio imaterial em Esteio o Hip Hop e o Rock na Praça;  autor da Lei que denomina o Museu Municipal Miguel Luz; autor da Lei que institui a Semana da Cultura do Hip Hop, que foi fundamental para a criação da Associação da Cultura do Hip Hop de Esteio, da Casa da Cultura do Hip Hop de Esteio que proporcionou a criação do Museu da Cultura do Hip Hop em Porto Alegre. Também é autor da Lei Municipal que institui o dia dos povos ciganos, sendo essa uma das únicas iniciativas realizadas do Plano Municipal de Cultura vigente.

Na luta pelos direitos civis é autor da Lei 7859/21 que institui no município a Campanha Sinal Vermelho para a Violência Doméstica contra as Mulheres; da Lei 8618/23, que reconhece a bandeira do orgulho LGBTQIAPN+ como símbolo do movimento em Esteio e da Lei 8617/23 que institui o dia 18 de junho, como dia municipal do orgulho LGBTQIAPN+.

Leo Dahmer é descendente de imigrantes alemães, tem sua origem em uma família de agricultores. Dahmer conhece desde pequeno os problemas das comunidades mais carentes. Cresceu e até hoje mora na vila Navegantes. Tornou-se liderança comunitária e passou a se envolver na luta pelo fim das enchentes e pela urbanização da sua região. Na juventude, participou ativamente da Comunidade Luterana Bom Pastor. Envolveu-se em grupos de jovens, dança folclórica alemã e festas culturais. Cursou mecânica industrial na Escola Técnica Liberato e teologia na Escola Superior de Teologia. Nesse período, trabalhou como metalúrgico em Porto Alegre e também no Polo Petroquímico. Aos 17 anos começou sua militância política no Partido dos Trabalhadores. É um dos parlamentares mais atuantes com mais de 800 proposições legislativas somente neste mandato. Presidiu a Câmara de Esteio em 2014 e atualmente integra a Mesa Diretora.

Print Friendly, PDF & Email