Forum da Economia Popular Solidária é reconhecido pela promoção da democracia e a participação popular

O vereador Leo Dahmer, do PT, apresentou uma moção de parabenização ao Fórum Gaúcho da Economia Popular Solidária, pelo protagonismo no avanço da organização da economia solidária e a efetiva participação no debate das políticas públicas que aprofundam o processo democrático. Neste período, o movimento comemorou a reconstituição do Conselho Estadual da Economia Solidária (CESOL), além das ações de participação nas votações do Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal. No ambiente interno, o Furum Gaúcho da Economia Popular Solidária (FGEPS) está realizando um processo de formação, que tem por objetivo tornar os empreendimentos da economia solidária ainda mais potentes, prósperos e articulados. As aulas foram divididas em duas etapas. A primeira trata de desafios do empreendimento da economia solidária, tais como os da comunicação e das estratégias de ações conjuntas para potencializar a economia dos coletivos. A segunda etapa da formação faz um exercício de estudo sobre o Regimento Interno do FGEPS, que deve ser atualizado em Plenária Estadual ao final do ano.

No sábado, dia 29, a formação aconteceu na Regional do Vale do Sinos com a participação de 110 pessoas. O Assessor parlamentar Charles Scholl também contribuiu com a formação na parte da tarde, tal como ocorreu em Caxias do Sul.

A moção foi dirigida a Maribel Kaufmann, da Coordenação Ampliada. A dirigente do movimento, ao tomar ciência da homenagem, transmitiu aos demais membros do FGEPS, afirmando que os avanços são coletivos. A proposição do vereador Leo Dahmer foi motivada pela participação ativa da comunidade esteiense na organização dos ciclos de formação, de pelo menos duas das sete regiões do Rio Grande do Sul que compõe o FGEPS. No sábado, dia 22, ativistas de Esteio contribuíram com o processo de formação sobre os estudos do Regimento Interno em Caxias, atendendo os participantes do movimento da Serra Gaúcha.

O Assessor Parlamentar Charles Scholl, que integra o Grupo de Trabalho da Coordenação Ampliada do FGEPS, ministrou a oficina na parte da tarde que contou com a participação da vereadora de de Caxias do Sul, Rosi Frigeri. O encontro aconteceu na sede do CPERS-Sindicato, em Caxias, no dia 22 de julho.

Já no dia 29, a formação aconteceu na Região do Vale do Sinos, em Novo Hamburgo. “Ativistas da economia solidária de Esteio estão dando uma grande contribuição para o movimento em todo o Rio Grande do Sul, cabendo reconhecer com orgulho a atividade deste movimento social em nossa comunidade”, defende Leo. A moção foi aprovada por unanimidade. No dia 29, a formação reuniu 110 participantes e a moção aprovada em Esteio foi lida em ato solene do evento regional. Além da moção o FGEPS também comemorou 20 anos de atividade e a retomada do funcionamento do Conselho Estadual da Economia Solidária (CESOL).

Alimentação saudável contou com a participação da esteiense Sônia Potje, sob a coordenação da companheira Solange de Lomba Grande.
Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *