Marcos Rolim é homenageado por política de saúde mental

O documento faz menção ao autor da Lei, ao tempo que reconhece o esforço da comunidade de Esteio e da Região pela aprovação da Lei da Reforma Psiquiátrica.

Na sessão desta terça-feira, dia 5 de dezembro, o jornalista, professor, doutor Marcos Rolim, recebeu uma moção de parabenização pelo reconhecimento do Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental. O prêmio é destinado a personalidades que se destacaram no cenário nacional e internacional na área de saúde mental. Rolim foi reconhecido e indicado pela deputada federal, Maria do Rosário, do PT, pela sua trajetória parlamentar na Assembleia Gaúcha e na Câmara Federal.

Acesse aqui os ganhadores do Prêmio deste ano – 2023

A Lei da Reforma Psiquiátrica apresentada por Marcos Rolim, aprovada no Rio Grande do Sul, é a primeira Lei do tipo no Brasil e a segunda na América Latina. No decorrer do debate da Lei, um grupo de trabalho de Esteio que contribuiu e defendeu a implementação da legislação também foi reconhecido na moção. O coletivo tinha como principal referência o médico, psiquiatra, biólogo Manoel Augusto Bacellar (In Memoriam), que era uma autoridade intelectual da ciência reconhecida no Rio Grande do Sul. Dr. Bacellar defendia a Reforma Psiquiátrica, relatando debates que eram feitos e organizados pela professora, psicanalista Doutora Carmem Silveira de Oliveira, no campus da Unisinos, em São Leopoldo, no decorrer da década de 90. O documento faz menção ao autor da Lei, ao tempo que reconhece o esforço da comunidade de Esteio e da Região pela aprovação da Lei da Reforma Psiquiátrica.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *