Obras do Viaduto em Esteio iniciam em 15 dias

As obras de modificação da entrada de Esteio devem iniciar em 15 dias, segundo Superintendente do Dnit no RS, Hiratan Pinheiro da Silva. O anúncio foi feito no decorrer da Audiência Pública realizada na Câmara de Esteio, promovida pela Frente Parlamentar de Obras Viárias e Mobilidade, presidida pelo vereador Leo Dahmer (PT). A Audiência Pública aconteceu na noite desta quarta-feira (31), com a presença do Dnit, de representantes do Parque de Exposições Assis Brasil, Assembleia Legislativa e vereadores.

É a terceira reunião que o vereador Leo Dahmer tem com a Superintendência do Dnit no Rio Grande do Sul para tratar das obras na BR-116 e da BR 448. Os encontros têm sido articulados pelo deputado estadual Miguel Rossetto, que organizou as agendas de trabalho junto a comunidade da Região Metropolitana diante da retomada das obras na BR 116, no Governo Lula. O principal gargalo na região está em São Leopoldo, onde as obras tinham sido suspensas por falta de financiamento da antiga gestão do Governo Federal. O governo Lula retomou os investimentos com prioridade para São Leopoldo, onde as obras encontram-se em estado avançado. Com nova previsão orçamentária, o projeto avança para as intervenções na entrada de Esteio, que devem iniciar em 15 dias, anunciou Hiratan.

O deputado estadual Miguel Rossetto preside uma Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa que tem contribuído na relação com o governo Lula para estabelecer prioridades de investimentos. O Dnit se comprometeu em apresentar para Esteio, no ano que vem, um plano de drenagem para a BR 116, incluindo a BR 448 e a Trensurb. As galerias que foram projetadas há décadas precisam ser redimensionadas para evitar alagamentos. Além das obras de drenagem, a Audiência Pública também tratou da extensão da BR 448 até Portão. Le Dahmer chamou a atenção para que a comunidade participe do Plano Plurianual Participativo (PPA), que determinará recursos para a realização desta obra que tem por objetivo desafogar a BR 116, principalmente no trecho entre São Leopoldo e Porto Alegre.      

A Frente Parlamentar, composta pelos vereadores Leo Dahmer (PT), Fernanda Fernandes (PP) e Gilmar Rinaldi (PT). Foi instalada em 6 de abril,  em caráter suprapartidário, tem por objetivo a promoção de discussões e a articulação de medidas que venham garantir a perspectiva da comunidade esteiense nos debates que afetam as  viárias e ações de mobilidade das regiões Metropolitana e do Vale dos Sinos.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *