Artesul comemora 35 anos mais próxima da cultura em Esteio

No sábado, dia 11, o vereador Leo Dahmer (PT), visitou o espaço Oliveira Silveira, na rua Garibaldi, no centro de Esteio, onde ocorreram as comemorações dos 35 anos da Associação dos Artesãos de Esteio Artesul. O vereador mantém um trabalho permanente junto aos artesãos de Esteio, principalmente após o período da Pandemia de Covid-19, que afetou drasticamente o segmento pela impossibilidade de comercialização. Nesse período, Leo captou recursos para viabilizar uma formação aos artesãos de Esteio para que pudessem comercializar em meio digital. A ação foi feita em parceria com o IFSUL/Sapucaia do Sul, por meio de emendas parlamentares do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT). Após o período da pandemia, o vereador aprofundou o investimento no segmento do artesanato e dirigiu os recursos captados para que os profissionais do artesanato realizassem oficinas de formação para mulheres em situação de vulnerabilidade social. As atividades aconteceram na praça CEU e envolveu famílias dos Bairros São Sebastião e Liberdade.

Em virtude de sua militância pelo artesanato, com ações concretas que foram realizadas de forma pioneira, com desenvolvimento de novas tecnologias sociais, o vereador Leo Dahmer foi recebido pelas autoridades locais, gaúchas e nacionais que prestigiavam o evento. “Queremos ampliar e aprofundar a relação com o artesanato e com a economia solidária, pois são mecanismos importantes para a geração de renda diante da crise do mundo do trabalho que enfrentamos”, defende Leo Dahmer.

A presidente da Artesul, Gladis Nabinger, juntamente com o presidente da Cooperativa dos Artesão dos Rio Grande do Sul, Sérgio de Freitas Silva e a presidente da Federação das Associações de Artesãos Rejane Verardo.
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *