Diante a polêmica e da pressão pela abertura da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, 24 horas de Esteio, o governo Pascoal apresentou uma alternativa que não contempla as expectativas da comunidade. O governo quer utilizar o prédio construído para ser uma UPA – 24 horas, praticamente um mini-hospital, para fazer outra coisa, uma espécie de um posto de saúde melhorado. O governo quer transferir um serviço que já existe, o posto de especialidades para lá, ou seja, o município não ganha nada novo.
A UPA, que devia atender Urgência e Emergência, ter raio X, fazer analises clinicas e atender 24 horas, vai virar um posto com mais especialidades apenas. Vai ser um grande desperdício do prédio construído e um grande retrocesso para a população que vai ter de continuar a usar a UPA de Sapucaia. Além é claro de não desafogarmos o nosso hospital que continuará com toda a demanda de urgência e emergência.
Esta proposta não aumenta em nada a nossa rede de atendimento em saúde. Continuamos cobrando do governo Pascoal que busque a coopartipação dos governos do Estado e Federal para financiar os custos da UPA, caminho adotado pelas prefeituras de Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo que inclusive inaugurou mês passado a sua UPA.
O governo municipal tem inclusive alinhamento político com o governo Temer e Sartori. Deveria fazer valer essa relação e implementar a nossa UPA.
Baixe o arquivo para impressão ou veja a imagem do boletim completo clicando abaixo.
Um comentário em “Papo Reto edição nº 8 – Precisamos da UPA 24horas”