Sisme conquista espaço para debater Plano de Carreira do Magistério em Esteio

A Câmara de Vereadores de Esteio promoveu, na tarde desta terça-feira (30), uma reunião que contou com a participação de todos os vereadores para debater o método de discussão que será realizado em torno do Plano de Carreira do Magistério. A reunião foi solicitada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme), que reivindica a realização de audiência pública após recesso escolar para viabilizar o debate sobre o plano de carreira do magistério. O vereador Leo Dahmer, da bancada do PT, manifestou seu em apoio a proposta apresentada pelo sindicato. (Debate do Plano de Carreira do Magistério deve ocorrer após início do ano letivo, defende Dahmer).

Na reunião, o vereador Leo Dahmer contextualizou o novo cenário político de 2018, citando a nova gestão da Câmara de Vereadores e liderança de governo no Legislativo, afirmando que se existe um novo marco de relação do governo com a sociedade ele inicia agora, pois o diálogo não foi a prática da gestão em 2017. Leo sustenta suas avaliações citando exemplos em que o governo se posicionou de forma autoritária em 2017. “Solicitamos audiências públicas para a realização de debates com temas relevantes para a cidade e não fomos atendidos em 2017”, afirma Leo. “A postura adotada pelo secretário de educação, de fazer o debate, inaugura um novo período, pois a regra nunca foi essa para a gestão de Pascoal, pois o discurso só vale quando tem consequência na ação”, concluiu. Leo ainda citou os seguintes exemplos de posturas autoritárias que atropelaram a categoria de profissionais da educação em 2017:

1) Votação de Lei que extingue cargos públicos em que áreas da educação, deixando setores negativados. Isso significa que se o  professor sair, ou se aposentar, tem que criar uma nova lei para colocar outro em seu lugar, porque a lei que rege sua contratação foi modificada. “Foi solicitado o debate e aprovado em plenário, mas o debate não ocorreu. Inclusive os pedidos formais feitos ao Poder Executivo não foram respondidos sobre os profissionais da educação. Isso não é postura administrativa de quem quer diálogo”, citou Leo.

2) Debate sobre o dissídio: “Havia mais uma semana de tempo hábil para o debate e a gestão Pascoal atropelou o processo”.

3) Eleições da direção das escolas: A gestão de Pascoal mudou as regras das eleições para direção das escolas sem debate em com o processo eleitoral em andamento. Sendo que havia se comprometido em campanha eleitoral que não faria isso em seu mandato.

Além dos três exemplos que envolvem diretamente os servidores da educação, Leo lembrou outros que foram mais marcantes e traumáticos, como a mudança no regimento do Hospital São Camilo, com a inserção dos convênios que se deu sem fazer o debate. Com isso, Leo sugere à categoria que continuem mobilizados. “A presente reunião só está ocorrendo pela mobilização do sindicato que passou por todos os gabinetes e construiu essa pauta política”, concluiu.

Ao final, Leo encaminhou ao presidente da comissão de educação Vereadore Euclides Castro, que preside a Comissão de Educação, que leve em consideração o período de férias dos professores. Garanta uma audiência pública na volta do recesso escolar demonstrando a disposição desta gestão em debater a reforma do Plano de Carreira do Magistério.

Servidores presentes legitimaram direção sindical e reclamaram de posturas emitidas em memorando da administração.  No entanto, com o debate e a presença do secretário de Educação, os poderes Executivo e Legislativo se comprometeram em fazer o debate necessário com a categoria, após o recesso escolar, sobre o tema do Plano de Carreira do Magistério Municipal. “Essa é uma grande vitória da categoria”, concluiu Leo.

Reunião sobre Plano de Carreira do Magistério de Esteio
Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *