O vereador Leo Dahmer, do PT, apresentou uma moção de parabenização à Rede Esteio Cultural (REC), pela sua contribuição e protagonismo na realização da 5ª Conferência Municipal da Cultural de Esteio. Além da moção, a mesa diretora leu a proposição apresentada por Leo para a criação de uma Frente Parlamentar da Cultura de Esteio, atendendo os encaminhamentos feitos pela conferência.
A 5ª Conferência aconteceu no sábado, dia 21 de outubro, na Casa de Cultura de Esteio que reuniu os principais atores da cultura da cidade, que debateram sobre o Plano Municipal da Cultura de Esteio, formulado em 2015. A atividade foi realizada pelo Conselho Municipal da Cultura de Esteio e pela Prefeitura e constatou que mais de 90% dos conteúdos do Plano Municipal de Cultura não foi realizado. Algumas iniciativas atenderam as determinações do documento, que funciona como um plano de metas para o setor.
Entre as determinações do Plano Municipal da Cultura que foram realizadas está o reconhecimento da data dos povos ciganos, que se constituiu como lei proposta pelo vereador Leo Dahmer, que já foi sancionada. Além dos povos ciganos, Leo Dahmer também contribuiu como proponente das leis que reconhecem o Hip-hop e o Rock na Praça como patrimônio imaterial da cultura de Esteio e a que dá o nome de Miguel Luz ao Museu Municipal de Esteio. “Participamos atentamente das manifestações dinâmicas da cultura esteiense e buscamos contribuir para o devido reconhecimento, no entanto tais ações precisam ter coerência com o orçamento do município. Um debate que ainda precisa ser feito”, completa Leo Dahmer.
A sessão, realizada nesta terça-feira, dia 24 de outubro, foi acompanhada por lideranças da REC e do Conselho Municipal de Cultura, no Plenário da Câmara de Esteio. A moção foi aprovada por unanimidade e a criação da frente parlamentar tramita na Câmara de Esteio.