Na manhã desta sexta-feira, dia 03, o vereador Leo Dahmer promoveu uma reunião com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFSUL/Sapucaia do Sul), representantes da rede municipal e estadual de educação e do gabinete do deputado federal Elvino Bohn Gass, para tratar de programa de extensão escolar voltado à comunidade esteiense.
O vereador captou recursos por meio de emenda parlamentar na ordem de R$ 140 mil, que será aplicada em reforço escolar em um programa denominado APROVE. “Queremos contribuir com o reforço escolar para estudantes do 9º (nono) ano do ensino fundamental, para ajudar no desempenho em provas de ingresso em escolas técnicas tais como a Escola Liberato e o próprio IFSUL; e para estudantes que estão concluindo o ensino médio, para ajudar na prova do ENEM”, explica Leo. O parlamentar definiu como meta a realização do programa para contribuir com a recuperação dos impactos negativos da pandemia sobre o ensino público, principalmente nas áreas de maior vulnerabilidade social.
A reunião deliberou o início das atividades de trabalho para a viabilização do programa APROVE em Esteio, contemplando todos os estudantes da rede pública estadual e municipal. Nesse contexto, serão feitos levantamentos mais detalhados sobre os critérios de composição de turmas, estruturas físicas, transporte e alimentação. Com os recursos captados, a proposta contempla turmas de ensino médio e fundamental em aulas de reforço escolar, em que estão sendo definidos conteúdos de acordo com a necessidade de cada rede, a serem ministradas em turno inverso ao convencional. O programa deve iniciar no primeiro semestre de 2022, sendo que foi formado um grupo de trabalho para tentar viabilizar um intensivo para o ENEM deste ano, que tem as provas programadas para o final de novembro.
A reunião foi realizada em ambiente virtual e contou com a participação da Secretária de Educação, Cláudia Ruchel, da Diretora da Escola Estadual Bernanrdo Vieira de Mello, Ana Paula Amaral da Hora, do Diretor-Geral do IFSUL – Câmpus Sapucaia do Sul, Fábio Roberto Moraes Lemes e profissionais das estruturas envolvidas.