O vereador Leo Dahmer, em seu grande expediente, falou de seus requerimentos apresentados nesta terça-feira, dia 28, que tratam do surto de Covid-19, que acontece nas instalações da Secretaria Municipal da Saúde. O parlamentar apresentou duas proposições legislativas sobre o caso. Uma delas solicita a imediata interdição do prédio da Secretaria da Saúde, em virtude do surto de Covid-19, e um pedido de informações sobre as medidas adotadas pela Prefeitura para garantir a segurança dos servidores e da comunidade. O vereador fala sobre a origem da diferença dos números de contaminados e aqueles apresentados pela Prefeitura. Para superar o impasse, o parlamentar sugere a criação de um consórcio para qualificar as informações, tal como os veículos de comunicação criaram em nível federal, com o objetivo de enfrentar problemas semelhantes que estão sendo vividos pela comunidade de Esteio.
Servidores e comunidade manifestaram preocupação pelas condições insalubres das atuais instalações da Secretaria Municipal de Saúde, que funciona nos porões de uma antiga loja de materiais de construção de Esteio. A falta de ventilação, sem aberturas, torna o local propício à contaminação por Covid-19. O pedido de interdição imediata do prédio tem por objetivo interromper o atual surto de Covid-19, com a contaminação de oito servidores, incluindo a secretária de saúde, Ana Boll. A interdição solicitada pelo vereador se ampara nos procedimentos adotados pelos frigoríficos, que possuem estrutura semelhante, sem ventilação, tornando local altamente contagioso.
A diferença nos números apresentados publicamente pela Prefeitura e os listados pelos servidores que estão afastados pela Covid-19 pode ocorrer pela política adotada pela Prefeitura de negar testagem dos profissionais que atuam na linha de frente. Sem alternativas, os servidores recorrem a testes particulares ou a partir de seus planos de saúde. Uma vez positivados, esses servidores são contabilizados em seus municípios de origem, ficando fora das estatísticas de Esteio. “Nossa preocupação é evitar novas contaminações diante dos problemas evidentes e que sejam tomadas providências para garantir as condições de atendimento às pessoas”, explica Leo.
As proposições foram aprovadas, no entanto, a medida só pode ser adotada a partir da sensibilidade da Prefeitura em tomar as providências necessárias para evitar contaminações das pessoas frágeis que buscam os serviços de saúde no município. Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram uma moção de pesar, apresentada pelo vereador Assis Brasil, de uma senhora que foi internada por outros motivos no Hospital São Camilo, contraiu o Covid-19 e, na manhã desta segunda-feira, dia 29, faleceu por complicações do vírus.