Assembleia Legislativa gaúcha realiza Audiência Pública sobre privatização da Trensurb

Na noite desta quinta-feira, dia 24, a Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou uma Audiência Pública para tratar da privatização da Trensurb. A Audiência foi dirigida pelo presidente da comissão, deputado estadual Jeferson Fernandes, ao lado da deputada estadual Sofia Cavedon, que propôs o debate, da deputada federal Fernanda Melchiona, pela Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores em Transportes Públicos; do deputado federal Elvino Bohn Gass, pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, além de representantes do Governo do Estado, da Tresnsurb e da Prefeitura de Porto Alegre.

O vereador Leo Dahmer, participou da atividade e manifestou seu apoio à mobilização dos trabalhadores. O parlamentar sugeriu a popularização do movimento, a partir de comitês regionais que possam qualificar a relação com os usuários do Trensurb, que estão apartados deste debate. Entre as manifestações das autoridades presentes destaca-se a defesa do direito ao transporte público, que não pode ser seletiva a quem tem dinheiro. “Mesmo as empresas já privatizadas permanecem recebendo subsídios do governo”, destaca Leo. Para o parlamentar, a proposta de privatização favorece a corrupção, o abandono das políticas de interesse público das empresas de transporte, que passam a operar somente pelo lucro; provocando aumento da tarifa. “Hoje o IBGE nos mostra que as famílias brasileiras já estão gastando mais com transporte do que com alimentação. O subsídio ao transporte público é inquestionável pelo seu caráter estratégico para o desenvolvimento social, político, cultural e econômico de toda a Região Metropolitana”, sustenta Leo que questiona a proposta defendida pelo governo Bolsonaro. “Eles só tem um objetivo, que é beneficiar determinados grupos econômicos em detrimento do interesse público”, define Leo.   

A atividade reuniu lideranças sindicais de diversas regiões do Brasil, desde Pernambuco a Minas Gerais, que já estão em plena atividade para evitar o sucateamento e a entrega de bens públicos para grupos econômicos particulares. Os trabalhadores apontam que o serviço deve permanecer público e acessível para todas as pessoas. No entanto, as empresas privadas não tem nenhum compromisso, senão a lucratividade das operações, prejudicando o desenvolvimento social da região.

Audiência Pública sobre a Privatização da Trensurb

Veja mais!!!

https://www.brasildefato.com.br/2019/10/25/audiencia-publica-aponta-que-privatizacao-da-trensurb-pode-elevar-tarifa/

https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/geral/privatiza%C3%A7%C3%A3o-da-trensurb-%C3%A9-debatida-em-audi%C3%AAncia-p%C3%BAblica-1.375234?fbclid=IwAR1Foe5ftWdyI4Q8MY_cJbTz1k535TEcjs0Syj4TX0ev8KsPELMgjFm7whQ

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *