Uma das melhores soluções em mobilidade urbana, de baixo custo, alta eficiência e segurança adotadas no Rio Grande do Sul é o Trensurb. Essa modalidade de transporte que liga as cidades da Região Metropolitana, Vale do Sinos e do Sapateiro à Capital Gaúcha está na mira do Governo Bolsonaro para ser vendida. São mais de cinco milhões de passageiros por mês que serão diretamente afetados com as mudanças. “Como se não bastasse a retirada do subsídio promovida por Temer elevando o valor da passagem, Bolsonaro nos prepara algo pior”, aponta Leo Dahmer, ao justificar a importância da Audiência Pública. O vereador esteiense está organizando a comunidade para participar do ato público, para defender o Trensurb Público e com passagem barata, para promover a mobilidade urbana da comunidade nestes centros urbanos. A Audiência Pública acontece no dia 24 de outubro, às 18horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa (Praça da Matriz), em Porto Alegre.
A Audiência Pública é proposta pela deputada estadual Sofia Cavedon, terá a participação do deputado estadual Jeferson Fernandes, que preside a Comissão de Segurança e Serviços Públicos, da deputada federal Fernanda Melchionna, pela Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores em Transporte Público e do deputado Federal Elvino Bohn Gass, da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal.
Por que defendemos o Trensurb
O Trensurb não é caro para o governo. O argumento está sendo utilizado pelo governo para confundir o público com a divulgação de dados enganosos. Um dos mais repetidos é que a passagem não é suficiente para pagar os custos do Trensurb. O que o voerno não diz é assim em todos os metrôs do mundo. Pois, quando você paga uma passagem de ônibus está pagando apenas o custo para ele fazer a viagem. Já pensou quanto custaria se você tivesse que pagar(no valor da sua passagem) o asfalto em que ele circula, os corredores e paradas, a iluminação, a limpeza e a segurança? Pois então, no Trensurb tudo isto está incluído e o preço ainda é quatro vezes mais barato do que a passagem de ônibus para ir de Novo Hamburgo a Porto Alegre, por exemplo.
O Trensurb é eficiente
O nível de eficiência do Trensurb é de 99,16%, superior a qualquer outro meio de trnasporte da Região Metropolitana. Ou seja, das 86.556 viagens feitas no ano passado, mais de 99% ocorreram normalmente.
O Trensurb é seguro
O índice de acidentes por quilômetro é muito menor que outros metrôs do Brasil, inclusive os privatizados.