Na sexta-feira, dia19, O Bar Jacobina, de Esteio, realizou o Encontro Paideia. A atividade reuniu artistas, ativistas, intelectuais e apaixonados por cultura que se reuniam no Bar Theatro Paideia, que funcionou por cinco anos em Esteio. A atividade foi apresentada por Aline Santos e contou com a participação de diversos artistas ligados ao Bar Theatro Paideia que se apresentaram ao longo da noite. Muitos mandaram vídeos apoiando a atividade e reconhecendo a importância deste movimento cultural para Esteio. “Todos estamos aqui hoje para relembrar os tempos do Bar Theatro Paideia, mas muitos não puderam vir esta noite por conta do Bar Theatro Paideia, pois foi o palco que alavancou suas carreiras artísticas”, disse Aline ao apresentar as mensagens em vídeo. O vereador Leo Dahmer presenteou Aline e Ricardo Silva, com uma cerveja personalizada do Evento, em reconhecimento aos seus esforços pela realização da atividade cultual. Além de músicas, a noite também contou com recital de poesias, com o poeta esteiense Estevão Fontoura Ribeiro e sua filha.
Além dos vídeos, poesias a atividade fez uma homenagem ao empreendedor que criou O Bar Theatro Paideia em Esteio, Paulo Oliveira. Também, três músicos da cidade, Paulo Fogaça, Sérgio Lima e Regina Nunes, que frequentavam o Bar Theatro Paideia, que faleceram recentemente, receberam homenagens por seus familiares.
Para o vereador Leo Dahemer, a atividade foi importante, pois “o Bar Theatro Paideia foi uma incubadora de movimentos sociais ao tempo que também foi espaço de projeção de artistas.Nesse caldeirão cultural se fundiram muitas existências, que resistem ao tempo da mediocridade e hoje reexistem”, conclui Leo. Os organizadores pretendem dar continuidade à atividade cultural.