O vereador Leo Dahmer, do PT de Esteio, procurou o Ministério Público nesta semana com a expectativa de provocar um Inquérito Civil sobre a retirada da Estação de Monitoramento do Ar do Bairro Ezequiel. A medida parte da direção da Refinaria Alberto Pasqualini e foi anunciada na Audiência Pública, realizada pela Câmara de Vereadores e Esteio, no dia 21 de maio. Diante da informação, Leo Dahmer, que preside a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, passou a defender a permanência e ampliação dos equipamentos de monitoramento de ar junto às comunidades. O bairro iniciou um abaixo assinado contra a medida anunciada pela direção da Refap. “Eles querem afastar o medidor de qualidade do ar do foco de poluição para uma área mais distante e desabitada. Não nos parece justa essa decisão”, afirma Leo.
Veja mais:
Abaixo Assinado circula pelos bairros
Um abaixo assinado circula pelos bairros manifestando posição dos moradores em defesa da permanência da Estação de Monitoramento no Bairro Ezequiel, além da instalação de outras pela cidade. Também quem em dias úmidos, com maior pressão atmosférica em que os gases não se dissipam, a Refinaria se adeque a redução de emissão de poluentes. O documento deve ser encaminhado para reforçar as informações repassadas pelo Vereador Leo Dahmer ao Ministério Público.
Audiência Pública
Em Audiência pública realizada no dia 21 de maio, para tratar dos incidentes na Refap, representantes da direção da Refap anunciaram “a intenção de mudar a estação de Esteio para dentro do Parque de Exposições Assis Brasil”. A mudança teve início na quinta-feira, dia 27, de junho.