A data vai ser comemorada todos os anos, no dia 12 de maio. Projeto é uma iniciativa do vereador Léo Dahmer.
19/06/2019 – A Câmara aprovou o Dia Municipal da Fibromialgia, durante a sessão realizada na noite de terça-feira (19), no plenário Luiz Alécio Frainer. O projeto 10/2019, de autoria do vereador Léo Dahmer (PT), teve o voto favorável de todos os parlamentares e agora será encaminhado ao Executivo e aguardará sanção.
A proposição determina que sejam realizadas palestras, aulas, debates e seminários destinados a informar e conscientizar o público sobre a doença, anualmente, no dia 12 de maio. O autor da matéria ressalta que a enfermidade é pouco conhecida pela sociedade. “Muitas pessoas desconhecem, têm poucas informações. É uma doença incapacitante, difícil de ser diagnosticada”, explicou Dahmer durante a sessão.
A fibromialgia é caracterizada por fortes dores nas articulações, músculos e tendões, além de dores de cabeça, depressão e ansiedade. A patologia afeta, sobretudo, mulheres com idade entre 30 e 50 anos e costuma ser tratada com relaxantes musculares.
Segundo Daniel Lenz Corrêa, presidente da Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas (Anfibro), nos grupos de Whatsapp da organização estão cadastradas mais de 1 mil pessoas portadoras da doença que moram em Esteio. “90% são mulheres”, ressaltou o ativista.
Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio