O vereador Leo Dahmer, do PT, apresentou, na sessão de terça-feira, dia 19, moção de apoio à Frente em Defesa do patrimônio Público do Rio Grande do Sul. O documento foi aprovado por unanimidade e deve ser encaminhado aos líderes de bancada e ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. No início deste ano, o Governo do Estado, apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), para retirar a obrigatoriedade do Plebiscito para a venda de patrimônio com as privatizações. O mecanismo foi criado na Constituição do Rio Grande do Sul para que o patrimônio dos gaúchos não fiquem vulneráveis a conjunturas passageiras, reservando ao povo gaúcho o direito de decidir sobre o patrimônio do Rio Grande do Sul.
Na segunda-feira, dia 12, a Frente em Defesa do Patrimônio Público foi lançada no Auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, com a presença de dois ex-governadores, Olívio Dutra e Tarso Genro. Os ex-governadores presentes se posicionaram em favor da frente em defesa do patrimônio gaúcho e denunciaram a manobra política que quer repassar para Brasília, em uma ação injusta com o Rio Grande do Sul, os recursos das estatais. O vereador Leo Dahmer, juntamente com uma comitiva da comunidade esteiense, participou da atividade e disponibilizou documentos com abaixo-assinado em defesa do plebiscito e em repúdio a mudança da constituição gaúcha.
Os gabinetes dos vereadores Luiz Duarte, Márcio Alemão também possuem o abaixo assinado para a comunidade que queira se manifestar em favor da defesa do patrimônio dos gaúchos.