A Câmara de Vereadores de Esteio realizou, na terça-feira, dia 12 de março, a Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Vereadores, prefeitura e entidades indicaram 19 mulheres da cidade para serem homenageadas. O vereador Leo Dahmer, do PT, indicou a Pastora Elisa Fenner Schröder Webber, da Comunidade Luterana Bom Pastor, de Esteio.
Saiba mais sobre nossa homenageada:
Elisa Fenner Schröder Webber, 33 anos, casada com Adilson Webber. Natural de Roque Gonzales , filha de um casal de pequenos agricultores produtores de leite. Desde muito cedo ajudava os pais no trabalho da lavoura e na produção leiteira. Nos tempos de infância, lá no interior nunca tinha passado pela cabeça que a filha de pequenos agricultores um dia pudesse vir a ser doutora. Mas os caminhos de sua vida trouxeram gratas surpresas.
Em 2004 (2004- 2010), ingressou na Faculdades EST para cursar Bacharelado em Teologia. Durante a graduação, realizou intercâmbio em Munique, na Alemanha, experiência que abriram horizontes e trouxeram novos olhares, inclusive sobre sua vida acadêmica.
Parte da grade curricular da disciplina de Teologia Feminista despertou seu interesse, favorecendo um olhar crítico sobre a realidade das mulheres muitas vezes invisibilizadas e silenciadas. Desde então, atua no Núcleo de Pesquisa Gênero e Religião da Faculdades EST. Concluiu a graduação em julho de 2010 (2010-2012) e logo iniciou o Mestrado acadêmico, tendo como área de concentração a Teologia Prática. A pesquisa bibliográfica teve como título: Mulheres Idosas e o HIV/AIDS: Abordagens a partir do Cuidado Pastoral.
A pesquisa do mestrado aproximou Elisa da Casa Fonte Colombo – Centro de Acolhimento a pessoas vivendo com HIV e AIDS, em Porto Alegre. Nesta instituição, atuou como voluntária durante 4 anos. Foi um período de ricas experiencias junto a mulheres vivendo com HIV, que através de suas histórias de resiliência e resistência motivaram a elaboração do projeto de doutorado (2012-2016). “Histórias de vida e histórias da Bíblia se encontram e nessa relação pode se extrair profundas reflexões teológicas”, define Elisa.
“Histórias de vida e histórias da Bíblia se encontram e nessa relação pode se extrair profundas reflexões teológicas”
A tese de doutorado foi realizada a partir da experiência junto às mulheres vivendo com HIV e AIDS em Porto Alegre, na África do Sul e em Moçambique. A Tese teve como título: Contribuições de Metodologias de Leitura da Bíblia para o Cuidado Pastoral com Mulheres Com HIV e AIDS. Após a conclusão dos estudos de Pós Graduação, Elisa realizou o Período Prático de Habilitação ao Ministério em Marechal Cândido Rondon/PR durante 18 meses.
“No exercício do ministério pastoral, seguidamente somos confrontadas com histórias de mulheres invisibilizadas, silenciadas, que sofrem violência. Nosso desafio é conseguir transformar situações de sofrimento em histórias de resiliência, usando como ferramenta a Bíblia e o Evangelho de Jesus Cristo”
Em 04 de fevereiro, de 2018, foi Ordenada ao Ministério Pastoral na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e desde 15 de fevereiro de 2018 é Pastora na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Bom Pastor, em Esteio. “No exercício do ministério pastoral, seguidamente somos confrontadas com histórias de mulheres invisibilizadas, silenciadas, que sofrem violência. Nosso desafio é conseguir transformar situações de sofrimento em histórias de resiliência, usando como ferramenta a Bíblia e o Evangelho de Jesus Cristo”, conclui Elisa.