Comunidade se mobiliza para garantir a UPA de Esteio

A polêmica da UPA fechada em Esteio já virou matéria de jornal e Televisão. Já circulam abaixo assinados e pessoas procuram a Prefeitura e a Câmara atrás de uma definição. Infelizmente o prefeito não mudou de ideia, não quer abrir a UPA. O governo quer utilizar o prédio construído para ser uma UPA – 24 horas, praticamente um mini-hospital, para fazer lá outra coisa, uma espécie de um posto de saúde melhorado. O governo quer transferir um serviço que já existe, o centro de especialidades, para lá, ou seja, o município não ganha nada novo.
A UPA, que devia atender Urgência e Emergência, ter raio X, fazer analises clínicas e atender 24 horas, vai virar um posto com mais especialidades apenas. “Vai ser um grande desperdício do prédio construído e um grande retrocesso para a população que vai ter de continuar a usar a UPA de Sapucaia, além, é claro, de não desafogar o nosso hospital que continuará com toda a demanda de urgência e emergência”, comenta o vereador Leo Dahmer, do PT.
Esta proposta não aumenta em nada a nossa rede de atendimento em saúde. “Continuamos cobrando do governo Pascoal que busque a coopartipação dos governos do Estado e Federal para financiar os custos da UPA, caminho adotado pelas prefeituras de Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo que inclusive inaugurou a alguns meses a sua UPA”, explica Leo. “O governo municipal tem, inclusive, alinhamento político com o governo Temer e Sartori que deveria fazer valer essa relação e implementar a nossa UPA”, defende Leo.

Para a sorte dos esteienses a UPA de Sapucaia deu certo

O melhor exemplo para compreendermos a importância de uma UPA para uma cidade é olharmos para Sapucaia. A UPA de Sapucaia atende Urgência e Emergência e desafoga o Hospital da cidade. Tem atendimento 24 horas e um nível de satisfação de mais de 90%.
Vale lembrar que não exigem comprovação de residencia para atender, por esta razão, aproximadamente 30% dos atendimentos desta UPA são pessoas de Esteio que precisam ir a Sapucaia por não termos UPA aqui.

O Governo de Esteio não prioriza a Saúde

Os custos da UPA em Sapucaia e o modelo de financiamento são similares ao custo da nossa UPA em Esteio. a grande diferença é a vontade política da gestão de sapucaia que entende saúde como investimento na população, deferente do entendimento político no nosso prefeito que só reclama do custo.

Veja mais:

UPA 24 horas Esteio… abre quando?

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *