Ativistas pelos direitos dos animais apresentaram aos vereadores, na sessão ordinária desta terça-feira, dia 26, uma nota de repúdio reivindicando mais políticas públicas de proteção aos animais em Esteio. O vereador Leo Dahmer, do PT, se solidariza com o movimento e lembra que o município possui legislação de autoria do atual prefeito que extingue a tração animal no município. “É o momento de colocar em prática essa regulamentação proposta por Pascoal”, defende Leo.
Veja a nota de repúdio
As Ongs de proteção animal e protetores independentes do município de Esteio, vem por meio desta repudiar a falta de atendimento do poder público municipal, que vitimou o equino “Guerreiro”, assim denominado pelos representantes das Ongs, que infelizmente veio a óbito dia 24 de junho de 2018. Solicitamos maior envolvimento do Poder Legislativo desta cidade, na fiscalização e criação de leis que protegem os animais, que estão na rua e domésticos vítimas de maus tratos.
No dia 23 de junho, do corrente ano, recebemos por volta das 20h pedido de ajuda de membros da comunidade de Esteio para socorrer um cavalo macho que se encontrava caído, debilitado e na chuva.
Sabemos que o animal não chegaria no estado que estava se tivesse recebido os cuidados básicos previsto pelo Art. 32, da Lei Federal nº 9.605, de 12/02/1998 pelo seu tutor que não foi localizado até o devido momento.
Os protetores que atenderam o chamado constataram no local que o animal precisava de atendimento veterinário imediato, foram feitas ligações para diversos secretários(as) do município, atendendo o chamado apenas o secretário de segurança que prontamente encaminhou uma viatura com dois servidores que passaram a cuidar do trânsito do local e fazer a guarnição dos populares que se aglomeravam no espaço.
Foi feito contato com proteteores de Sapucaia do Sul e Porto Alegre, que prontamente atenderam o chamado e deslocaram-se até Esteio, acompanhados por uma equipe de veterinários que prestaram o atendimento básico, finalizando a ocorrência por volta das 6h da manhã de domingo, dia 24.
Os primeiros raios de sol não tinham nem saído e os protetores foram acionados novamente, pois o animal estaria vomitando sangue e havia caído, registra-se que a representante administrativa do Bem-Estar Animal esteve no local por volta das 13h do referido dia, apenas para dar alguns encaminhamentos administrativos, pois o município de Esteio não possui veterinário, para atendimento foram do horário comercial e especializado em animais de grande porte, bem como não possui estrutura física para atendimento deste tipo de animal.
O referido cavalo foi acolhido por populares, que o retiraram do relento. O atendimento que iniciou no sábado, dia 23, estendeu-se por todo o domingo, culminou com a morte do equino na manhã de segunda-feira, dia 25.
Para que outros animais não agonizem a espera de ajuda, do poder público, para que outros animais possam ter vida digna, o grupo que assina esta carta, que está de luto pela vida do cavalo “Guerreiro”, solicita empenho desta casa legislativa para que seja feita a devida fiscalização, ampliação de leis e monitoramento das políticas públicas para os animais de pequeno, médio e grande porte.
Documento assinado pelo Grupo de Amigos e Criadores dos Animais GATA; ONG Gepar e Coração – Proteção Animal.