Esteienses participam de ato político em Curitiba

Reportagem especial

Esteio foi uma das cidades que organizou uma caravana para participar do ato do Dia do Trabalhador, em Curitiba, realizado no dia 1º de Maio, deste ano. A Caravana foi composta por dois carros com sete integrantes, que partilharam as despesas com a viagem. A partida aconteceu no sábado, dia 28 de abril. Outros integrantes da cidade, que não podiam partir no sábado, foram de ônibus no domingo, dia 29 e na segunda, dia 30.

Os integrantes da Caravana foram organizados pelo Presidente do PT de Esteio, vereador Leo Dahmer, que chegaram em Curitiba no sábado pela noite. O primeiro contato com a Capital paranaense se deu com Felipe, primo de Leo e Karine, sua companheira, que acolheram os esteienses em sua casa na Região Metropolitana de Curitiba. Antes de seguir para o acampamento, os integrantes da caravana foram recepcionados por um show da Casa Hoffmann, um centro de cultura do movimento sediado no Largo da Ordem, no Centro Histórico da Cidade. “A cidade transpira um cosmopolitismo que irradia um clima de respeito mútuo entre as pessoas”, comentou Dahmer com os integrantes da Caravana.

Após uma longa viagem, montamos acampamento em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba. “Viemos com nossos próprios recursos e a maioria dos integrantes da caravana não tem condições de pagar hotel”, comentou Leo, que defendeu a criação de um acampamento no pátio da na casa de seu primo. A função de todos na primeira noite girava em torno da montagem de barracas e acomodações. Logo mais, o merecido descanso.

A manhã do domingo, dia 29, realizamos uma reunião para acertar detalhes do acampamento e o deslocamento para a frente da sede da Polícia Federal, em Curitiba. Nesse momento, em consenso entre os participantes João Jorge de Freitas Lima foi homenageado pelos integrantes da Caravana com o nome do acampamento dos esteienses. “O companheiro Freitinhas foi uma personalidade de Esteio ligada ao movimento sindical que merece ser lembrado nesse momento histórico que vivemos”, definiu Leo, com a aprovação dos integrantes da caravana.

Após o almoço de domingo, nos dirigimos à sede da Polícia Federal, em Curitiba, onde está preso o presidente Lula, motivo que nos levou a participar do ato 1º de Maio – Dia do Trabalhador, em Curitiba. O primeiro contato foi muito acolhedor, pois o grupo foi recebido e credenciado para poder circular pelo acampamento Mariza Letícia, que ficava pouco mais de um quilômetro de distância das instalações da Polícia Federal. Na ocasião, a caravana esteiense participou do boa tarde presidente Lula. Diariamente são realizadas três cerimônias de cumprimento ao presidente Lula. Os participantes do ato se reúnem em frente a tenda da vigília que fica nas proximidades do prédio da Polícia Federal e é realizado um cerimonial em que são feitas reflexões políticas sobre o momento histórico vivido. Ao final, a cerimônia é coroada com um cumprimento ao presidente Lula. Os organizadores da atividade sempre lembram que o presidente Lula ouve as manifestações.

Ainda pela tarde a caravana dos esteienses se deslocou para conhecer as instalações do Acampamento Mariza Letícia. Lá a Caravana foi acolhida pela militante curitibana Edina Dantas, que coordena o acampamento Mariza Letícia. Os integrantes da Caravana informaram a coordenação sobre o registro e a criação do Acampamento Jorge de Freitas Lima, que abriga os esteienses. Édina nos falou sobre a violência e as ações criminosas de vândalos que dispararam mais de 20 tiros contra os acampados dormindo. Dois acampados foram atingidos por tiros. Jefferson foi baleado no pescoço e estava internado no Hospital. Em reação ao ato de violência, o senador Lindeberg Farias havia dormido no acampamento Mariza Letícia na noite anterior. Os integrantes do acampamento estavam construindo barricadas com sacos de areia para se proteger de novos ataques criminosos.

Ao retornar para a sede da Polícia Federal, na noite do domingo, os senadores petistas Gleisi Hoffmanna e Lindeberg Farias organizaram o ato de boa noite ao Presidente Lula. Nesse momento, já era possível compreender os espaços e as atividades que estavam sendo realizadas por cerca de um mês em Curitiba.

Na segunda-feira, dia 30, a caravana repetiu a agenda, mas ao final do dia participou do lançamento do filme O Processo, na praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba. O Filme foi exibido em praça pública e também contou com a participação dos senadores Gleisi Hoffmann e Lindemberg Farias, que protagonizam o longa metragem.

O dia  1º de Maio a caravana de esteienses desfez o acampamento Jorge de Freitas Lima para seguir viagem de retorno ao Rio Grande do Sul após as atividades. Já na primeira hora da manhã, os integrantes da caravana participaram do ato de bom dia ao presidente Lula, em frente a sede da Polícia Federal de Curitiba. Milhares de pessoas participaram da atividade. Depois seguiu-se uma marcha de oito quilômetros até o centro da cidade, que culminaria na praça Santos Andrade, onde se realizaria o ato em comemoração ao Dia do Trabalhador. Após o ato a caravana retornou ao Rio Grande do Sul.

A caravana foi composta por Leo Dahmer, Guilherme Dahmer, Gildo Doeber, Betinho Gonçalves, Charles Scholl, Deisy Lemos e o Tiba. Um agradecimento especial ao Felipe e sua companheira Karine que acolheu o grupo de esteienses de forma generosa. Uma lembrança à memória do militante sindicalista Jorge de Freitas Lima, que deu nome às nossas instalações.

 

Acampamento João Jorge de Freitas Lima
Domingo, dia 29 de abril
Acampamento Mariza Letícia
Chegada a sede da Polícia Federal em Curitiba
Já integrados em Curitiba
Dia 1 de Maio – Dia do Trabalhador
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *