O vereador Leo Dahmer, do PT, apresentou, na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 3 de maio, um pedido de informação ao prefeito Pascoal para que remeta ao Poder Legislativo dados concretos sobre suas versões anunciadas que afirmam que suas incapacidades de gestão são consequências de dívidas milionárias deixadas pelo governo do PT. O vereador justifica sua proposição afirmando que:
“O Prefeito tem divulgado sistematicamente que herdou dívidas milionárias da gestão anterior, sendo que sua versão contraria os dados apresentados à Câmara de Vereadores que acompanha a execução do Orçamento do Município. A falta de coerência entre o discurso e a comunicação da Prefeitura com os documentos oficiais, tem levantado dúvidas sobre a veracidade das versões oficiais desta gestão. A falsidade ideológica já foi argumento para que o Governo Federal retirassem do ar as propagandas de defesa da Reforma da Previdência, que por conta dos movimentos sociais e amplo repúdio sobre a proposta do Governo foi retirada da pauta do Congresso Nacional. A mesma falsidade ideológica está presente na propaganda da Reforma Trabalhista, que infelizmente foi aprovada, destruindo com os direitos dos trabalhadores que foram conquistados com muita luta ao longo de gerações. O governo divulgou que a referida Reforma Trabalhista seria uma solução para enfrentar o desemprego, no entanto, a tese não se confirma com o flagrante aumento do desemprego registrado após a Reforma Trabalhista, que só retirou o direito dos trabalhadores e precarizou as relações de trabalho conforme denúncias do Comitê Sindical e Popular de Esteio, que foram apresentadas nesta Casa Legislativa. O pedido de informações se justifica pelo fato do Prefeito ter utilizado em redes sociais argumentos conflituosos com os documentos oficiais, no debate com os servidores em período de dissídio da categoria repetindo uma situação que está se tornando prática de governo para a retirada de direito dos trabalhadores.”
De acordo com a Lei Orgânica, o Poder Executivo tem até 20 dias para encaminhar as informações solicitadas pela Câmara de Vereadores. O pedido de informações foi aprovado por unanimidade.