Os últimos 10 dias do mês de março, de 2018, tem sido marcado por um forte cheiro químico proveniente da Refinaria Alberto Pasqualini. OP incômodo odor foi percebido, principalmente pela comunidade esteiense que reside nas proximidades da planta industrial. O vereador Leo Dahmer, do PT, apresentou diversas iniciativas legislativas na sessão ordinária, realizada na terça-feira, dia 27, com o objetivo de avaliar o impacto da poluição sobre a comunidade esteiense nesse período. Foram dois requerimentos e dois pedidos de informação apresentados que buscam identificar os desdobramentos do forte odor sobre os moradores de Esteio.
Os requerimentos foram encaminhados um para a direção da Refinaria Alberto Pasqualini e outro ao Sindipetro – Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul. Esses tem por objetivo compreender o tipo de mudança na operação da planta que possa ter provocado o forte cheiro e quais medidas que a comunidade deve adotar para proteger sua saúde. Outros dois pedidos de informação foram encaminhados à Prefeitura para que faça um levantamento se houve aumento do atendimentos de pacientes com problemas respiratórios nos postos de saúde e no hospital nos período.
Em posse dessas informações o vereador quer propor medidas preventivas que possam preservar a população, envolvendo a refinaria e os equipamentos de saúde do município, com o objetivo de evitar os desconfortos causados a população de Esteio. “Precisamos estar preparados para atender as pessoas em crises respiratórias e informar a população para que possam se proteger da poluição quando a refinaria realizar os procedimentos que provocaram esse forte cheiro”, defende Leo.
Veja as proposições: