Na manhã desta segunda feira, 12 de março, o vereador Leo Dahmer (PT), participou de reunião na Escola de Educação Infantil Sestílha Toniolo, para tratar do impasse sobre os três meses de atraso no repasse da Prefeitura. A comunidade procurou o gabinete e realizou manifestações em virtude dos atrasos de salários e problemas de manutenção da escola e os inconvenientes na vida dos trabalhadores que ficaram sem salários. Apesar das dificuldades a escola se manteve aberta, mas em busca de uma solução para que pudesse manter seu funcionamento.
A reunião contou com a presença do Secretário de Educação, Marcos Hermi Dal’Bó, e que as tratativas evoluíram para um pagamento adiantado da parcela do mês de março, dentro do novo contrato adequado ao marco regulatório da Lei 1319. Os meses de janeiro e fevereiro, que até então não haviam sido pagos pela ausência de contrato, mesmo a escola tendo oferecido serviços, serão efetuados mediante um processo de confissão de dívida por parte da Prefeitura. Esse restante, conforme secretário, será pago na quinta-feira (15).
A comunidade, os profissionais e a direção da escola fizeram um apelo à Câmara de Vereadores para que auxiliassem financeiramente a instituição, para que possa se adequar as exigências da nova lei, para viabilizar a continuidade dos repasses. O vereador Leo Dahmer se colocou à disposição para sensibilizar a mesa diretora sobre a importância do auxílio da Câmara para viabilizar a continuidade do serviço prestado pela escola, que é fundamental para a comunidade de Esteio.