Leo defende mais políticas públicas para a Promoção da Igualdade Racial

Na sexta-feira, dia 29 de setembro, foi realizada a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. A atividade aconteceu na antiga “Casa dos Conselhos” e contou com a participação de lideranças do movimento negro de todo Rio Grande do Sul. O Brasil é a segunda maior Nação Negra do mundo, no entanto ainda pesa a herança de três séculos e meio de escravidão e de um longo período de invisibilidade, que se traduz em preconceito, discriminação e exclusão social. O debate da promoção da igualdade racial também contempla outras etnias que são igualmente atingidas, como os povos indígenas e os da etnia cigana, pela sua importância na formação da nacionalidade brasileira.

Esteio se destaca em todo o Rio Grande do Sul pela sua capacidade de mobilização, de luta e pelos seus grupos sociais organizados. “O Grupo Unir Raças, a Casa da Cultura do Hip Hop, o movimento das Ciganas torna a comunidade esteiense sempre presente e atuante, apesar das carências de políticas públicas do município, que muitas vezes se mostram equivocadas, violentas e racistas em Esteio”, afirma Leo ao lembrar das manifestações de violência contra imigrantes senegaleses que foram objeto de debate e de protesto que marcaram os primeiros seis meses da política da nova gestão. “Queremos reafirmar que as posturas racistas adotadas pela nova gestão não são representativas em nossa cidade, pois se restringem a um pequeno grupo de gestores que assumiu a cidade neste ano, e firmar o compromisso de fazer do nosso mandato um instrumento de luta em favor da promoção da igualdade racial”, conclui Dahmer.

Saiba mais:

A Casa dos Conselhos era um espaço destinado à organização dos conselhos municipais em um período em que a Prefeitura compreendia como importante a atuação de conselhos sobre questões de natureza pública. Ela se localiza na rua Henner de Souza Nunes, nº 150, junto ao prédio da Prefeitura. Seguindo uma política de desvalorização e de desmonte sobre os conselhos municipais, a antiga “Casa dos Conselhos” se tornou sede da Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social.

II Conferência da Igualdade Racial
Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *