Leo Dahmer homenageia tradicionalistas em sessão solene

A Câmara de Vereadores de Esteio realizou sessão solene em homenagem a Semana Farroupilha, na noite de 19 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil. Cada vereador indicou duas personalidades da cidade para receber uma homenagem do Poder Legislativo. Nosso mandato homenageou José Montenegro e Ciro Ferreira.

Homenagem Farroupilha

Currículo de José Aires Garcia Montenegro

Gaúcho de Itaqui, 67 anos, metalúrgico aposentado, casado com Gleci Montenegro. Tem três filhos e quatro netos e é morador do bairro Santo Inácio há 40 anos.

Atuante no Movimento Tradicionalista Gaúcho desde jovem, criou seus filhos no tradicionalismo e hoje seus netos seguem os passos e começam a cultuar as tradições gaúchas por meio da dança e das mostras culturais.

Integrante da 12ª Região Tradicionalista foi patrão do CTG Veteranos da Cidade de Canoas, patrão do CTG Quero Quero de Esteio, participou de patronagens do Piquete Galpão do Boqueirão. Enquanto patrão promoveu os departamentos culturais e artísticos das entidades formando prendados, invernadas, realizando bailes, rodeios e núcleos de fortalecimento da cultura gaúcha.

O gosto pela preservação da memória, o resgate histórico e a cultura o levou a conquistar o título de xiru do Piquete Galpão do Boqueirão e posteriormente Xiru da 12ª Região Tradicionalista. Durante a gestão de Xiru da região participou de seminários, congressos, mostras culturais, rodeios e apresentações artísticas em diversas cidades do Rio Grande do Sul promovendo intercâmbio da cultura tradicionalista trocando saberes, representando a cidade de Esteio e a 12ª Região Tradicionalista.

No ano de 2012 fundou juntamente com a família e amigos o Piquete Rancho Montenegro cujo lema é: “Família de coração cultuando a tradição”. O Piquete prima pela dedicação à cultura gaúcha. Por isso suas atividades sempre fazem alusão a algum tema da nossa história, memória ou tradição. Foi o pioneiro na realização de bailes temáticos em Esteio, já é tradicional jantar baile de integração do Rancho Montenegro que acontece sempre no mês de julho.

Compondo o Acampamento Farroupilha de Esteio 2012 o Piquete Rancho Montenegro, capitaneado pelo Zé, desenvolveu temas relevantes para o culto e divulgação da cultura, como por exemplo: Os antepassados, A Venda do Vô Nariga, Esteio 60 anos de história, e Ruínas de São Miguel: Esta Terra Tem Dono!!!. Neste ano apresenta como tema: Rancho Montenegro reverenciando a epopeia farroupilha. Além da cultura gaúcha é conhecido pelo dom e dedicação à culinária campeira.

 

Currículo de Ciro Ferreira

Ciro Ferreira, é músico e compositor nascido e criado em Esteio.

Como músico, ainda adolescente, integrou os conjuntos musicais de todos os CTG’s de Esteio.

Foi fundador e integrante do Grupo Martín Fierro, no intuito de fomentar a música da grande Pampa. A música que une o Brasil aos países do Rio da Prata.

Sociólogo, identificado com causas populares, trabalhou como professor no Colégio José Loureiro da Silva.

Atualmente se dedica à arte e à pesquisa sobre a cultura latino-americana.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *